Cachorrão marca e Goiás bate o ABC em Natal!

Buscando se reabilitar na Série B e sair da zona de rebaixamento, o Goiás (18º, com 28 pontos) foi a Natal enfrentar o lanterna da competição ABC, que tem 18 pontos e estava sem vencer há nove jogos, na terceira partida sob o comando do veterano treinador Hélio dos Anjos. E com Hélio “teimosia é mato”, motivo pelo qual o esquema tático com três zagueiros foi mantido. O treinador mudou a equipe e acabou acertando nas substituições, quando mandou a campo o autor do gol da vitória esmeraldina: Nathan. Vitória magra, mas valiosa nesse momento difícil que o clube vive.

O ABC começou o jogo pressionando o Goiás e aos 5 minutos, o atacante Lucas Coelho entrou na área e tocou na saída de Marcelo Rangel, mandando a bola no travessão. O time da casa conseguiu chegar mais ao ataque, enquanto o Goiás pouco criava em termos ofensivos. Tanto que aos 22, Lucas Coelho teve nova chance, desta vez ao pegar a sobra em uma cobrança de escanteio, mas a bola bateu em Fábio Sanches e foi para fora. O restante do primeiro tempo se desenhou assim, com o ABC mais ofensivo e o Goiás no estilo “banho maria”.

Ciente da falta de ofensividade da equipe, Hélio dos Anjos já tratou de mudar no intervalo, quando Andrezinho veio a campo no lugar de Tiago Luis. E o meia conseguiu dar mais movimentação ao time e melhorar a variação de jogadas. E logo ele levou perigo ao gol adversário. Em cobrança de escanteio aos 04 minutos, o meio bateu bem e a zaga jogou contra o próprio patrimônio, mas o goleiro Edson conseguiu evitar o gol. O Goiás, a partir daí começou a ser mais ofensivo, embora com alguns jogadores buscando o individualismo para chegar ao gol, principalmente com Carlos Eduardo.

Mas pelo menos começou a fazer o básico que é chutar ao gol, com Carlos Eduardo, Júnior Viçosa e Michael que entrou bem e conseguiu fazer algumas jogadas pela direita e levar perigo ao gol de Edson. Vendo a chance real de vencer, Hélio sacou Carlos Eduardo e mandou a campo o atacante Nathan Cachorrão. Embora não esbanje da melhor técnica, o jogador entrou com muita disposição. E acabou premiado. Aos 38 minutos, Michael recebe lançamento de Júnior Viçosa pela direita e cruza para Cachorrão, que finaliza para o gol. A bola ainda bate no goleiro Edson antes de entrar. 1 x 0 para o Goiás, gol de Nathan Cachorrão, que comemorou no estilo “mijando no poste”.

A partir daí, o ABC tentou sem sucesso chegar ao ataque e ainda teve que se preocupar com os contra-ataques perigos do Goiás, principalmente com Michael, que ainda conseguiu outra boa finalização ao gol, aos 40, mas parou na defesa de Edson. O jogo foi fraco tecnicamente e mostrou porque as duas equipes vem tão mal na Série B. Destaque para as atuações de Júnior Viçosa, Michael e de Nathan, que hoje teve estrela e mostrou que precisa de mais oportunidades. Ambos buscaram o jogo e mostraram espírito de equipe, ajudando o Goiás a obter a vitória.

A vitória tirou o Goiás provisoriamente da zona de rebaixamento. O Verdão agora soma 31 pontos e está na 16ª colocação. Mas pode ser ultrapassado pelo Luverdense, que tem os mesmos 31 pontos e recebe o Ceará, amanhã, e pelo Santa Cruz, que tem 29, e vai ao Beira Rio medir forças com o Internacional. É boa a chance do Esmeraldino se permanecer fora da zona da degola. Agora é torcer.

Na próxima rodada (06/10, sexta-feira), o Goiás recebe o Náutico (19º) no Serra Dourada, as 21h30. Na primeira fase, o Esmeraldino bateu o Timbu por 3 x 2, na Arena Pernambuco.

ABC 0 x 1 GOIÁS – 27ª rodada da Série B

29/09/2017. Horário: 20h30. Local: Frasqueirão – Natal – RN

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira – MG

Assistentes: Celso Luiz da Silva – MG e Ricardo Junio de Souza – MG

Gol: Nathan, aos 38 minutos do segundo tempo.

Cartão amarelo: Carlinho (Goiás). Felipe Guedes e Fessim (ABC)

GOIÁS: Marcelo Rangel; Fabio Sanches, Éverton Sena, Alex Alves e Pedro Bambu, Léo Sena, Victor Bolt, Tiago Luís (Andrezinho) e Carlinhos (Michael); Carlos Eduardo (Nathan) e Júnior Viçosa.Técnico: Hélio dos Anjos

ABC: Edson; Levy, Léo Fortunato (Filipe), Tonhão e Eltinho;Danrlei, Djavan e Felipe Guedes; Adriano Pardal (Fessin), Tatá e Lucas Coelho. Técnico: Itamar Schulle.