Tudo errado, do comando aos comandados

E de novo, e de novo, e de novo. Mais uma derrota. Mais uma vez, um time apático, sem padrão de jogo e sem nenhuma técnica. Alguns me disseram que o time "evoluiu", mas eu vos digo, o Vasco que foi mal, principalmente no primeiro tempo. Se o Vasco tivesse encontrado um time qualificado ontem teria perdido a primeira partida depois de 33 jogos. Com apenas Nenê inspirado conseguimos neutralizar o jogo no primeiro tempo, ganhar o meio campo, mas novamente não chutamos a gol e não levamos perigo. Como isso é evoluir? Destaco a péssima atuação de Ramires, em dois jogos mostrou ser tecnicamente jogador de série C, não dá conta. Mais uma convicção de ontem: a torcida achava que estávamos bem de volantes, não estamos. Ramires péssimo tecnicamente, Wendel só sabe orientar, David aposentado, Willian caneleiro, Patrik cachaça. Quem nos resta? Que venha o Josué. As poucas jogadas criadas pelo Goiás foram em falhas da defesa vascaína, ainda assim sem nenhum perigo. As poucas jogadas criadas foram individuais, não vemos uma tabela, uma jogada ensaiada, nada. O time não deve treinar durante a semana, não tem outra explicação.

Reservei hoje um parágrafo para falar apenas do segundo tempo. O treinador Jorginho provou merecer os 33 jogos de invencibilidade, arrebentou o Goiás com a entrada de Andrezinho. Tirou o pior jogador do Vasco que fazia um papel de lateral/meia e colocou Andrezinho, um jogador criativo, que arma bem as jogadas e se destacou. Não esperava por essa né Enderson!? Pensava que o Vasco era só Nenê né!? Além desses dois, tivemos boas atuações de Jorge Henrique e Julio Cesar. Detalhe, todos acima de 30 anos. Por que então aqui no Goiás é contestado o fato de contratar jogadores acima dos 30? Temos Léo Lima, Daniel e possivelmente vamos ter Josué, jogadores de qualidade que colocam essa "garotada" no bolso, o Vasco é prova disso, é o time de maior média de idade e é líder absoluto. Fato é que tomamos mais um "nó tático" de um time com maior qualidade técnica e um treinador competente. A zaga, com 3 zagueiros não conseguiu ficar sem falhar, novamente. Parabéns Anderson Salles, Wesley e Alex Alves. Aliás, aproveitando, alguns jogadores precisam disfarçar melhor a vontade da não permanência do Sr. Enderson. Tem um zagueiro aí que mostra pela sua vontade em campo que odeia o treinador. Deixo a vocês a liberdade de dizer quem é. Concluindo, o Vasco jogou 40% do que pode e ainda assim ganhou e com merecimento pois não sujamos a camisa do goleiro Vascaíno, desafio a vocês lembrar de uma boa defesa do goleiro reserva do Vasco. Não teve.

Falando agora sobre o comando técnico, uma das justificativas para a não demissão de Enderson é a longevidade (ou seja, imaginam que vai melhorar, vai maturar). Me diz, por que insistir num funcionário que com metade de uma temporada não conseguiu mostrar serviço em um, eu disse um jogo. Que clube no Brasil mantém um treinador que não mostra resultados? Com Enderson ninguém respeita o Goiás. Os adversários devem ver os vídeos antes dos jogos contra o Goiás e ficar tranquilos. Opções no mercado tem, citarei algumas: Sérgio Soares (Ceará), Fernando Diniz (Oeste), Léo Condé e até mesmo o Givanildo, tão menosprezado mas é o rei do acesso. O importante é mudar. Finalizo agora dizendo o que é mais preocupante, desafio a qualquer um a me dizer um ponto positivo no Goiás hoje, apenas um. Técnico, não temos. Preparação física, um lixo, o time morre em todos os jogos. DM (em conjunto claro com uma prepação física horrorosa), lixo, não me lembro a última vez que tivemos tantos jogadores lesionados, detalhe, 90% por lesão muscular. Um goleiro que já foi um herói, hoje é reflexo da equipe. Uma zaga insegura que falha pelo menos 4 vezes todo jogo. Volantes ruins tecnicamente e taticamente. Meias que não criam nenhuma oportunidade para um atacante. Nunca vi um time que passa 2/3 jogos em que um centroavante alto não cabeceia uma bola ao gol. Grande parte disso é culpa dos laterais também, péssimos. Sobre os atacantes, nem preciso dizer, né!? Nas pouquíssimas oportunidades, nem acertam o gol. Ximenes, trabalho ridículo, não conseguiu achar sequer um jogador que enchesse os olhos da torcida. Presidente que não dá as caras, que promete e não cumpre, que está perdido e entregou o clube na mão de duas pessoas que não dão conta. Então amigos, espero não ser muito pessimista, mas com tudo isso e a cabeça dura de nosso Presidente e nosso treinador, não subiremos. Esqueçam. Vamos aguardar 2017.

Obs1: Lanço o desafio aos leitores, me apresentem hoje um aspecto no Goiás que deixe vocês felizes, algum trabalho que está bem feito, apenas um quesito.

Obs2: Não gosto de falar em nossos adversários, porém, como é difícil ver um de nossos maiores rivais no G4 com um elenco pior ou igual ao nosso. Mostra que um bom técnico tira realmente "leite de pedra". Independente do futebol apresentado, são vice lideres com uma enorme vantagem sobre nós. Revoltante pensar na grandeza do Goiás e ver a situação (e a tabela) atual da série B.

Obs3: Se eu tivese a garantia que com uma derrota para o Bahia no próximo sábado trocariamos de técnico (e consequentemente de preparador físico) pela primeira vez eu torceria para uma derrota do Goiás. Mas, acho que o Enderson não cai nem com a lanterna em mãos.

De novo, compartilho o sentimento do esmeraldino de verdade com uma música, a mesma música de sempre: "Vivemos esperando dias melhores…"